Há sessenta anos atrás, em 1962, ia ao ar o primeiro episódio de 'Os Jetsons', cuja história retratava o casal George e Jane, junto de seus filhos e cachorro Astro, que viviam em um mundo futurista (2062), com diversas tecnologias que nem poderíamos imaginar existir naquela época. Sua casa era totalmente automatizada, carros voadores, smartwatch e muito mais, mas ao invés de facilidade e tranquilidade, a família se envolvia em diversas confusões.
Apesar de ser meramente um desenho infantil, diversos itens mostrados já fazem parte do nosso cotidiano, como é o caso dos Smartwatch, as televisões de tela plana, esteiras elétricas, tecnologias como a da alexa e o conhecido, robô aspirador. De maneira geral, a automação do nosso cotidiano já é algo que vem ocorrendo há muitos anos.
Imagem 1. Fonte Uol
Podemos avaliar as construções dos últimos 10 anos e perceber o quanto nossa forma de viver mudou, em um período tão curto de tempo. Os imóveis estão seguindo o mesmo caminho e se automatizando cada vez mais, e a crescente busca pelos serviços de automação residencial nos mostra que a tendência é um aumento cada vez maior por este mercado, onde tudo poderá ser resolvido em um clique, na tela do celular ou tablet.
O QUE É AUTOMAÇÃO?
O conceito de Automação está diretamente ligado com as chamadas "Casas Inteligentes", que nada mais são do que imóveis com recursos de automação por meio de uma rede.
Simplificando: Muitas impressoras são conectadas em redes wifi, ou seja, não utilizam cabos, e quando precisamos colocar algo pra imprimir ou escanear, enviamos o comando para ela à partir de um computador/notebook conectado à essa rede wifi.
Os sistemas de automação residencial funcionam de forma parecida às impressoras (porém de um modo um pouco mais complexo, é claro), de forma que podemos controlar a abertura de cortinas, ligar ou desligar as luzes, acionar o ar condicionado na temperatura desejada, tudo isso sem, necessariamente, clicar nos botões dos aparelhos. Ou seja, são sistemas integrados e interligados, para que o morador tenha controle absoluto sobre tudo o que está sendo realizado, mesmo que ele esteja fora de sua residência, através de um outro aparelho (no caso, o celular ou tablet).
Basicamente, toda gestão do imóvel está na palma de suas mãos.
VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO:
Muito além da facilidade de ter sua casa no celular ou tablet, suas vantagens são:
> Comodidade: Resolver (quase) tudo da sua residência em alguns cliques, de onde estiver, a qualquer momento, seja dentro ou fora de casa.
> Conforto: Levantar para pegar o controle da Tv ou ar condicionado? Abrir ou fechar cortinas? Não mais. O celular/tablete é um facilitador nesses momentos; Há ainda quem prefira comandos de voz, como é o caso de quem tem a conhecida 'Alexa'.
> Economia: Além da possibilidade de automatizar luzes para se apagarem ao sair de casa (e assim ter uma economia financeira ao final do mês), as tomadas inteligentes também auxiliam e muito nisso! > Segurança: Câmeras, luzes, eletros, sensores de presença, toda a gestão de sua casa, na palma de suas mãos.
> Perfis Personalizados: Uma das grandes vantagens de ter tudo nas mãos é o controle da casa toda, mas isso nem sempre é vantajoso quando se trata de Crianças ou visitas, por isso, é possível criar perfis de usuários no celular/tablet com regras do que cada um pode acessar e controlar.
ITENS DA AUTOMAÇÃO:
> Iluminação:
Acender e apagar luzes,
Aumentar e diminuir a intensidade da iluminação, quando falamos de lâmpadas dimerizáveis,
Programar iluminação (por exemplo: Acender as luzes da residência ao destrancar a fechadura da porta da frente).
> Eletros:
Ligar ou desligar ar condicionado ( mesmo fora de casa, é possível ligar o ar condicionado e deixa-lo em uma temperatura confortável, para que possa chegar e aproveitar o ambiente),
Programar para que determinados eletronicos liguem ou desliguem (como, por exemplo: ligar a máquina de lavar roupa enquanto está no trabalho).
Aumentar ou abaixar volume de aparelhos de som, televisões e home theaters, pelo celular/tablet.
> Fechadura Inteligente
Quem aqui nunca se pegou pensando, ao sair de casa, se apagou todas as luzes, fechou a porta, etc. Com o sistema automatizado, há possibilidade de, além de confirmar o fechamento da residência através do celular, ainda programar para que luzes e eletros sejam desligados.
> Cameras de Monitoramento
> Aquecimento de Pisos
> Cortinas Automatizadas
> Sensor de presença em portas, janelas e portões.
Muito além de segurança, esses sensores podem ser utilizados para programar luzes, como por exemplo: Ao acordar de madrugada, não precisa sair acendendo pode, pode programar para que as luzes se acendam conforme entra nos ambientes, de forma suave, com baixa intensidade luminosa.
> Sensores de desperdício de água
> Tomadas Inteligentes
> Irrigação de Jardins
PROJETOS DE AUTOMAÇÃO:
Projetos de Automação residencial ou comercial não são "bichos de sete cabeças", porém é necessário um especialista para a elaboração, para que todo o processo de automação seja feito da melhor forma possível, integrando todos os sistemas, para que, ao chegar na fase de instalação, tudo ocorra como imaginado, sem a necessidade de novos ajustes.
Aqui no escritório, a automação residencial é pensada desde o momento da concepção da planta baixa, afinal, toda essa tecnologia precisa de um espaço de armazenamento (que varia entre um pequeno armário até uma sala reservada a ela), e nada melhor que considerar isso no momento de projetar a casa dos sonhos, não é?
Todas essas tecnologias demandam espaço,
Desde o projeto até a instalação, toda esse desenvolvimento deverá ser feito por uma empresa especializada!
E você, já está preparado para deixar sua casa mais tecnológica?
Quer saber mais sobre esse assunto?
Deixe seu comentário ou suas dúvidas abaixo
Quer conhecer mais sobre nossos projetos? https://www.instagram.com/rafaelalopes.arq/
Kommentare