O arquiteto tem diversas funções e isso é um fato, entretanto a maioria das pessoas acredita que todas as funções se limitam meramente a estética da arquitetura de edifícios, salas, monumentos, dentre outros.
Apesar de também compreender a função de harmonizar esteticamente fachadas e ambientes, o arquiteto visa outras prioridades em suas construções, iniciando por verificar e seguir as normas do município/loteamento/condomínio, aplicar técnicas para que a construção tenha boa ventilação e iluminação solar, buscar o melhor aproveitamento do espaço, considerar as melhores opções de layout e ergonomia, viabilizar conforto aos usuários, atender as normas de acústica e iluminação, uso de materiais adequados, acabamentos, tudo isso (e um pouco mais) atendendo pilares essenciais: a funcionalidade e os desejos do cliente.
Não é à toa que os arquitetos projetam residências, comércios, hospitais, edifícios, restaurantes, galpões e até mesmo cidades! Um exemplo disso é Brasília.
Arquiteto é aquele que faz o planejamento e organização dos espaços, de forma funcional, buscando gerar qualidade de vida através da arquitetura.
Mas afinal, quais são suas funções? Vamos considerar um projeto aqui do escritório, como exemplo;
Coleta de dados e informações relevantes para análises e estudos relevantes para o projeto em questão: Essa etapa inclui visita ao local, retirada de medidas e níveis, briefing junto ao cliente, etc.
Estudos de Viabilidade: Antes de qualquer projeto, seja ele residencial, comercial ou empresarial, o arquiteto estudará as normas e também a viabilidade para a construção desejada.
Projetar: Após um estudo minucioso de viabilidade e junto aos dados coletados, inicia-se a etapa de projeto, a qual (aqui em nosso escritório) é subdividida em: Anteprojeto | Projeto | Projeto Executivo.
Anteprojeto: Fase de estudos que inclui croquis, desenhos, em planta baixa e elevações, para definir quais as melhores opções, dentro da expectativa e desejo do cliente, visando conforto e qualidade de vida aos usuários/moradores. Projeto: Conforme o andamento do Anteprojeto ocorre, algumas definições são tomadas, até chegarmos na etapa onde toda a planta baixa, layout, acabamentos, paginação, pontos de elétrica e hidráulica, gesso, iluminação, mobiliário e até decoração podem ser definidos. Com o projeto definido, se dá entrada na prefeitura para aprovação e regularização. Projeto Executivo: Este é o momento onde cada detalhe é desenhado e indicado. Este é o momento mais crucial de todo o processo, afinal, para ter a arquitetura desejada é necessário que os executores (pedreiros, gesseiros, marmoraria, marcenaria) entendam o projeto e cada detalhe dele. Nesta etapa até os lumens das lâmpadas são indicados, assim como os revestimentos escolhidos, as cores e espessuras do MDF, tipologias de espelhos e vidros e tudo mais que envolve o projeto. Está é uma etapa extremamente importante para que a obra possa ocorrer de forma mais segura e coerente.
Orçamentos: Temos parcerias com diversos fornecedores, o que nos facilita no momento de orçar os projetos e indica-los aos clientes, que sempre estão livres para optar por fechar com eles ou verificar outras opções.
Acompanhamento de Obra: Após toda visita, o arquiteto responsável deverá redigir um relatório com fotos do que foi visto e analisado em obra. Essa é uma garantia tanto ao arquiteto, quanto aos clientes, de que a obra está em andamento, seguindo o cronograma e claro, que as coisas estão seguindo o projeto.
Além destes, o arquiteto também pode fiscalizar obras, trabalhar na prefeitura efetuando as correções dos projetos, trabalhar com projetos urbanísticos, projetos paisagísticos, restauração, consultorias, parecer técnico e muito mais...
Mas afinal, por que contratar um arquiteto? Esta pergunta é fácil de ser respondida. Ninguém gosta de gastar dinheiro à toa, certo? E se eu te contar que com o projeto e acompanhamento de um arquiteto, sua obra pode ficar mais barata?
Além de entender suas necessidades, buscar uma estética agradável e ainda atender quesitos para a melhora qualidade de vida, o arquiteto evitará desperdício de materiais e erros de execução (e obviamente, retrabalho), facilitando o término da obra no menor tempo possível, com a melhor qualidade, gastando menos.
E Como escolher o arquiteto ideal?
Não existe fórmula mágica para essa escolha, muito menos um manual, por isso ficam aqui algumas dicas para ajudar você:
Antes de fechar com qualquer profissional, converse com pelo menos 3 outros e avalie qual deles te passou mais segurança, confiança e principalmente, com qual deles ficou mais à vontade para conversar.
Toda construção ou reforma é um processo longo, que pode demorar de 3 meses a anos e por isso é tão importante que exista essa conexão entre você e o arquiteto, afinal, para que ele possa projetar seu espaço, é necessário que ele entenda suas necessidades, suas vivências, seus sonhos e assim, projete algo exclusivo para você!
As redes sociais vieram para facilitar essa escolha; No Instagram/facebook/site do arquiteto ou do escritório, você poderá encontrar os projetos que já foram feitos e assim perceber se aquela escolha faz sentido com o que deseja ou se destoa completamente do seu sonho.
Pensando em Construir ou reformar? Deixe seu contato e mensagem abaixo e vamos planejar seu sonho!
Comments